CULTURA
Com a intenção de criar um portal que pudesse mostrar o que acontece na comunidade e dar a devida visibilidade aos moradores, desfazendo o retrato manchado da periferia, apresentado pela mídia tradicional, as equipes do Sargento Atitude, Correndo na Linha, Sargento Futebol Clube e o Sargento em Folia, se uniram a outros moradores e, através disso, outros projetos como Muda Sargento, Alfabetiza Sargento e Sargento em Movimento foram tirados do papel.
A equipe, – na sua maioria, jovem – é formada por pessoas que lutam por quebrar barreiras sociais, se esforçando por elaborarem projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural.
Um laboratório de jornalismo, criado por comunicadores do Nordeste, que se propõem a trazer o protagonismo as narrativas da região a partir de um ponto de vista questionador.
A Retruco acredita na diversidade de contextos para a construção do todo. Nosso time é composto por cineastas, jornalistas e designers onde juntos operam, decidem e estrategizam iniciativas criativas e de negócios do grupo.
A Revista O Grito! é uma publicação jornalística online independente dedicada a cobrir os diversos assuntos da arte e cultura como quadrinhos, música, cinema, literatura, artes visuais, moda e teatro/dança. Temos atualização diária com notícias, resenhas/críticas, entrevistas e reportagens especiais.
Podcast pernambucano falando sobre grandes pessoas e histórias da terra do mais altos coqueiros! Junto com Junior Candeias e Rafael Lisan, seja bem vindo para conhecer ou debater sobre essa terra incrível.
Podcast narrativo sobre cultura com temáticas de trajetórias de vidas de pessoas de Pernambuco e também casos que marcaram a região. Uma produção da Rádio Cordel UFPE (Caruaru).
Uma outra maneira de abordar a história.Podcast de História.• Projeto de Extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba.Produzido por: Ana Carolina Simões, José Miguel Holderbaum Ferrari e Lívia Meirelles de Oliveira. Orientação: Prof. Dra. Priscilla Gontijo.
Na década de 1960, Cococi, cidade localizada no sertão do Ceará, a cerca de 450 quilômetros da capital, Fortaleza, vivia o seu apogeu. Mas dez anos depois, uma sentença mudou o rumo não só do lugar, mas também dos quatro mil moradores. As Histórias não Contadas do Cococi faz um resgate do passado através de testemunhos pessoais para recontar a narrativa do local a partir de novas vozes.
Criado em 2019 com a vontade de falar do estilo de vida e das tradições do Cariri, o Budejo hoje abrange os mais diversos temas, mas sempre sob o olhar de quatro caririenses. De política a entretenimento, de cultura nordestina a cultura pop, o programa leva aos seus ouvintes o sotaque desta região do sul do Ceará e a visão sertaneja sobre todos os temas que aborda.
O projeto Meus Sertões tem por objetivo descobrir e contar histórias relacionadas às 1.262 cidades do semiárido brasileiro. A região, que compreende dez estados desde novembro de 2017, tem cerca de 28 milhões de habitantes e 1.127.953 km² – aproximadamente três vezes o tamanho da Alemanha. Apesar de sua diversidade, costuma ser retratada de forma preconceituosa pelos meios de comunicação, com ênfase na seca, miséria e tragédia. Nossa proposta é mostrar todos os aspectos da vida sertaneja, debater questões cruciais e promover a cultura da região.
Programa de jornalismo cultural da 107.5 Educadora FM - Bahia. De segunda a sexta, das 12h às 13h e agora no Spotify.
Página que nasceu arreliada, inquieta diante da abordagem reducionista em certo modo de noticiar praticado em larga escala. Interpretar, checar e ir além dos fatos. É esse o nosso propósito. Quem fica parado não é post!
A Revestrés vem para mostrar ao mundo que o Piauí tem cultura, arte, literatura, sabedoria e talento. E para mostrar ao Piauí que o Piauí tem cultura, arte, literatura, sabedoria e talento. Porque, às vezes, esquecemos. E também para mostrar ao Piauí que o mundo tem tudo isso, e que tudo isso pode estar aqui, bem perto, ao alcance das mãos. A Revestrés não é uma revista sobre a cultura piauiense. É sobre cultura de toda parte. Por isso mesmo, além de matérias no Piauí, também publica matérias e faz entrevistas pelo Brasil e até mesmo no exterior, como em Portugal, Itália, França, Argentina, Reino Unido, entre outros.
A Revista Alagoana foi criada e lançada em 2019, com edições mensais voltadas inteiramente para a produção cultural alagoana. Em 2020, nosso projeto se expandiu para as plataformas digitais. Com periodicidade semanal, temos o propósito de trazer o melhor da produção cultural de Alagoas, para a população alagoana. Buscamos dar espaço às vozes distantes, por vezes ignoradas, das pessoas responsáveis por perpetuar a cultura local.
Somos uma revista com 6 anos de estrada atuando no campo da literatura, das artes visuais e de outros desequilíbrios proporcionados pela arte. Desde 2013 em atividade, publicamos 9 edições impressas de forma independente, circulamos por algumas cidades fazendo lançamentos, participamos de inúmeros bate-papos e construímos uma rede colaborativa que envolveu mais de 150 escritores e artistas, contemplando 18 estados do Brasil e alguns países. Ao longo desses anos buscamos fazer um mapeamento daquilo que estava sendo produzido no nosso contemporâneo partindo do princípio da diversidade estética, de gênero, étnica, regional, etc.