GÊNERO
Primeiro portal de conteúdo feminino do Nordeste. Produzimos notícias sobre mulheres e para mulheres.
Podcast semanal sobre política cearense e sobre outras cositas más, comandado pelas jornalistas Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes. Toda terça-feira, um novo episódio.
Sou professora da UFC, doutora em Literatura em Língua Inglesa pela UFSC e, na definição de um troll, ingrata com o patriarcado. Neste bloguinho não acadêmico falo de feminismo, cinema, literatura, política, mídia, bichinhos de estimação, maridão, combate a preconceitos, chocolate, e o que mais me der na telha. Apareça sempre e sinta-se em casa.
A Eco Nordeste é uma agência de conteúdo, formada por mulheres jornalistas com diversas habilidades, focada nas múltiplas dimensões do Desenvolvimento Sustentável, social, econômica, ambiental, cultural, no Nordeste do Brasil, com respeito à diversidade, promoção da inclusão, destaque ao protagonismo juvenil e feminino, à cultura indígena, quilombola, cigana, dos povos sertanejos, serranos e litorâneos, bem como ao empreendedorismo responsável e às tecnologias sociais de convivência com as adversidades climáticas da região.
Bisão Voador é feito por dois avatares bissexuais: Becky Cunha e Zé Henrique. Em busca da tão sonhada visibilidade, usam de muito humor e de suas próprias vivências para falar sobre as delícias agridoces de suas jornadas como bissexuais, além de falar de cultura pop e encher a bandeira rosa, roxa e azul de toda purpurina do arco-íris LGBTQIA+.
Elas pesquisam é um podcast que compartilha pesquisas feitas com mulheres e por mulheres, e também debate temas atuais tanto da política como do mundo do entretenimento. Tudo isso com um olhar feminista e o humor típico das cearenses.
Pautamos histórias de mulheres, gênero e feminismos através do jornalismo e educação. Projeto vinculado ao curso de Jornalismo e às Pró-Reitorias de Cultura e Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Somos um Blog diferenciado, feito por mulheres que amam jornalismo e política. Nosso objetivo é trazer um conteúdo analítico e abordagens aprofundadas sobre temas e fatos da política local, regional e nacional. No Política por Elas, o(a) leitor(a) vai encontrar notícia bem apurada, textos instigantes, temas diversos e o melhor do jornalismo informativo e opinativo feito por duas das jornalistas mais experientes do Estado.
Acreditamos em um jornalismo sério, responsável, decente e apaixonado!
O portal Afoitas é um projeto de jornalismo independente, encabeçado por mulheres negras e nordestinas atentas às narrativas indígenas e de pessoas trans. Existimos desde 2018 com o objetivo de enegrecer e construir um caminho mais diverso dentro da comunicação, fortalecendo as pautas de raça, gênero e dos Direitos Humanos, especialmente no que tange à população negra, indígena e quilombola.
Nascemos como Malamanhadas Podcast e nos tornamos uma produtora. Queremos incentivar a produção de podcasts nordestinos. Somos apaixonadas por podcasts e acreditamos que o podcast é uma ferramenta importante para a criação de narrativas únicas.
Nossa intenção principal é proporcionar um espaço de acalanto, dengo, memórias da alma, e transformação para mulheres como nós, pretas, e de quebra, nordestinas. Pra tanto, nasce o Podcast Debaixo do Cajueiro. Por: Clara Bispo e Elanny Silva.
Somos mulheres negras e afrodescendentes. Blogueiras com estórias de vida e campos de interesse diversos; reunidas em torno das questões da negritude, do feminismo e da produção de conteúdo. Fazemos de nossa escrita ferramenta de combate ao racismo, sexismo, lesbofobia, transfobia, homofobia e gordofobia. Porém, também pretendemos ser uma comunidade; um espaço de acolhimento, empoderamento e visibilidade voltados para a mulher negra e afrodescendente.
O Moderna Parahyba nasceu no que deveria ter sido apenas mais um dia normal de alunos da Universidade Federal da Paraíba. A ideia sempre foi documentar e dialogar sobre o que enxergamos e vivemos no lugar em que moramos, tudo isso diluído em nossas próprias vivências que são, particularmente, diferentes. Também veio da nossa necessidade em conhecer novos pontos de vista, escutar novas histórias, compartilhar o pouco que conhecemos e aprender tudo o que podemos com outras pessoas. É sobre arte, cultura, história, sociedade, mas é também sobre nós mesmos, nossas inseguranças, nossas experiências e nossas trocas.
O projeto Paraíba Feminina é idealizado e realizado Taty Valéria, com o apoio e colaboração de Márcia Marques, ambas jornalistas graduadas pela Universidade Estadual da Paraíba. Nele, a bandeira principal é denunciar os desmandos das minorias e dar holofote a quem precisa e necessidade de ser valorizado neste sociedade tão injusta. A nossa essência se define em mudar a cultura existente. Ou pelo menos tentar. O objetivo principal é fazer com as pessoas comecem a refletir, que exercitem o pensamento crítico em detrimento do senso comum. Que possam enxergar que as diferenças entre as pessoas não diminuem quem elas são.
O podcast que fala do que o Brasil gosta. Novelas, reality shows, programas de auditório, bastidores da TV brasileira, música, além de filmes e séries. Quinzenalmente, as jornalistas Flávia Carvalho, Ilrianny Alves e Jéssica Libânio entregam um sopão de entretenimento às quintas-feiras.
A Diadorim é uma agência de jornalismo independente, sem fins lucrativos, engajada na promoção dos direitos da população LGBTI+. Nosso trabalho é pautado pela democratização da informação, com objetividade e transparência.
Um espaço construído por mulheres que tem como objetivo levantar debates que contribuam para a união, protagonismo e garantia de direitos das mulheres. Os episódios são quinzenais. Nascemos como um podcast, mas nossas discussões se amplificam em diversos formatos.
Diálogos abertos com essa voz traiçoeira para serem ouvidos sem julgamentos e com muita empatia. O Chá com a Impostora é seu espaço quinzenal para compartilhar vulnerabilidades com leveza.
Todo o conteúdo do portal Paraíba Feminina (e um pouco mais), agora também em podcast!