JORNALISMO INVESTIGATIVO
Uma agência de reportagem e jornalismo independente sem fins lucrativos formada por um coletivo de profissionais de comunicação pautada pela defesa dos direitos humanos, das liberdades individuais e da democracia. Nossa principal missão é dar visibilidade às narrativas silenciadas da sociedade.
Em que pese todos os nossos questionamentos durante os primeiros passos, foi consonante o objetivo de elaborar uma plataforma multimidiática sem fins lucrativos voltada a reportagens especiais e investigativas, com independência editorial. Nossos princípios são delineados a partir de um tripé de responsabilidade composto pelos compromissos com a sociedade, com o jornalismo, e com nossas próprias condições de trabalho.
O Olhos Jornalismo é um coletivo de mídia independente em Alagoas que busca amplificar as vidas e os fatos dos que são colocados à margem. Fundado em março de 2020, todo o conteúdo é baseado na tríade da defesa aos direitos humanos, pluralidade e independência editorial. O foco é realizar coberturas relevantes e trazer temas urgentes à sociedade alagoana.
O Coletivo Acauã é um coletivo de jornalismo independente com base no sertão e no agreste de Pernambuco. O nosso propósito é trabalhar e fortalecer o jornalismo local, preenchendo lacunas noticiosas em municípios considerados desertos ou quase desertos de notícias, com pouca ou nenhuma cobertura de imprensa local. Com o nosso trabalho, pretendemos construir uma cobertura jornalística alternativa, cujo objetivo principal é melhorar a produção e difusão de informações sobre e para os municípios onde atuaremos.
A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Em um cenário de concentração de mídia e perda de credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, como vem ocorrendo no Brasil, a Marco Zero aposta na produção de reportagens e conteúdos que exponham as relações de poder, dando destaque a temas de interesse público invisibilizados pela mídia corporativa.
O laboratório de pesquisa Observatório da Vida Agreste (OVA) foi criado em 2016, no Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, e está associado ao curso de Comunicação Social. A proposta do laboratório é, a partir do contexto sociocultural do Agreste Pernambuco, realizar atividades de pesquisa e extensão. O OVA é um fórum permanente de pesquisa e debate acerca de questões como territorialidade, modernidade e regionalidade, buscando superar falsas dicotomias e enxergando sempre um global/local carregado de elementos contemporâneos, identidades múltiplas, intertextualidade, hibridez, desconstrução e pluralidade.
A COAR é uma iniciativa genuinamente nordestina, jornalística e educativa de Debunking e Fact-checking. Também é um dos parceiros da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).
O blog Escrivaninha é uma iniciativa que visa qualificar o debate sobre segurança pública a partir do estado do Ceará por meio de análises, notícias e reportagens que vão além do mero registro factual. Contamos com sua leitura e colaboração nesse que é, certamente, um esforço coletivo e urgente em se tratando de um estado que já vem sofrendo há muitos anos com o incremento da violência letal e da criminalidade.
Podcast de análise e opinião sobre os fatos mais importantes da semana pela equipe de Marco Zero Conteúdo, coletivo de jornalismo independente e investigativo do Recife